sexta-feira, 16 de maio de 2008

Irritando Fernanda


De todas as personalidades atuais, não existe nenhuma outra que me provoque tantos sentimentos conflitantes como a escritora e (agora) apresentadora televisiva Fernanda Young!
Confesso que embora devoradora de livros,conheci primeiramente a apresentadora para só depois ir em busca da escritora.Quando comecei a saber de Fernanda Young, ela era uma das quatro apresentadoras do programa Saia Justa da GNT.Impossível não prestar atenção nela, primeiro pelo estilo de se vestir: sempre de preto, roupas agressivas,coturnos nos pés,cabelos quase raspados, mil tatuagens pelo corpo alvíssimo, Fernanda parecia ser tudo aquilo que mais abomino numa mulher, as que parecem ter prazer em chocar e trocam a beleza por esta sensação de causar incômodo em quem as vê.Depois, claro pela maneira sempre inteligente que arrumava para dizer os impropérios que desfiava para espanto de suas colegas.Devo dizer que apesar dela ter uma maneira inteligente de dizer o que pensava, nem sempre seus pensamentos eram tão inteligentes assim e as vezes Fernanda passava do ponto. Como o dia em que declarou publicamente que odiava velhinhos.Tudo bem, ela tem todo o direito de odiar quem quiser, mas daí a propagar o ódio à velhinhos indefesos num programa de tv me soou um pouco demais.
Com seu jeito explosivo de quem não leva desaforo para casa, muitas vezes Fernanda comprou briga com os telespectadores e até mesmo com as colegas apresentadoras.Somente Rita Lee estava sempre certa para Fernanda e era notável como ela admirava a cantora sem jamais sequer ousar em discordar dela.
Ok, Fernanda era do tipo ame-ou-odeie-mas-fale-de-mim!Nada contra.O que pegou mesmo foi o lado narcisista excessivo da escritora, a mania de se auto-elogiar o tempo todo,a tentativa exarcebada de sempre querer ter uma opnião diferente para desestabilizar o grupo e chamar a atenção para si, a forçada de barra quando diz que ela é sempre muito invejada por todas as mulheres graças ao seu incomparável talento. Cara, é isso o que me cansa nela!
Talento ela tem de sobra! Os Normais é coisa de gênio! Seus livros, embora jamais estejam em qualquer lista dos mais vendidos,conseguem ser interessantes.Menos que ela, eu diria.Raro caso da criadora ser mais interessante que a criação!Mas essa mania de se auto-elogiar o tempo todo é dose!
Fernanda agora apresenta há mais de um ano o programa que leva o sugestivo nome de Irritando Fernanda Young também pela GNT, onde entrevista personalidades pra lá de interessantes: De Evandro Mesquita à Fernando Meirelles.Adotou também um estilo completamente diferente do que usava nos tempos do Saia. Usa agora cabelos lisos em corte clássico Chanel, suas roupas são vestidos femininos muito bem cortados de tecidos nobres e seus sapatos são assinados por estilistas internacionais como Marc Jacobs e Manolo Blahnick.Fernanda parece ter descoberto finalmente que dá sim para ser bonita e inteligente ao mesmo tempo!O programa é ótimo, não fosse pelas escapadelas que ela mesmo dá para falar de si mesma " Você também faz isso? Ah, eu faço também"...e lá vai interromper a entrevista do pobre convidado para contar mais uma emocionante história de sua vida!Também o bordão "Adoro!" não funciona, pior, irrita.
Continuam os auto-elogios, continuam as declarações de que o mundo se rói de inveja dela -" E rufam os tambores da inveja!"-disse-quando estava entrevistando Fernanda Montenegro e muitas vezes a entrevista fica com cara de conversa de comadres.Mas acho que o sucesso do programa reside justamente aí, pois é nesta conversa que os convidados acabam soltando pérolas como no dia em que Hebe Camargo contou que tinha o maior tezão pelo Roberto Carlos! Foi simplesmente sensacional!
Fernanda Young as vezes me parece uma menina que precisa desesperadamente provar para todos o quanto é boa.E ela é boa!Muito boa!Só precisava que ela mesmo acreditasse nisso e não tentasse ficar o tempo todo tentado mostrar para o público o que a maioria já sabe:com roupa de griffe ou com jeito punk,Fernanda é uma das jovens mais inteligentes e interessantes da cena brasileira!

Nenhum comentário: