terça-feira, 18 de novembro de 2008

Rota dos Vinhos e Chateaux na França

Hoje começarei a publicar uma série de posts sobre como fazer a rota dos vinhos franceses passando pelos inúmeros castelos da região.
Saíndo de Paris existem várias maneiras de fazer esta viagem: dentro de uma excursão com guias especializados, de trem ou alugando carro.
Se optar pela excursão sugiro darem uma olhada no site da Cityrama. Eu muito provavelmente iria de carro, pois assim se fica mais livre para ir parando onde se quer e bem entende.
Uma passagem de trem saindo de Paris com destino a Bordeaux sai mais ou menos por uns 80 euros e demora umas 3 horas para chegar.
Então vou começar a escrever sobre uma viagem saindo de carro alugado em Paris e seguindo por um roteiro de 6 noites que compreenderá Reims e a região de Champagne, Vale do Loire, Aquitaine, Bordeaux e Saint Emilion.
A primeira coisa a fazer é alugar um carro. Numa breve pesquisa descobri que o aluguel de um carro médio tipo station wagon (o Laguna Wagon da Renault, por exemplo) com capacidade para 4 pessoas e suas bagagens daria uma faixa de preço entre R$ 1.600,00 a R$ 2.000,00 pelo total de dias.
Saindo de Paris, sugiro começar a viagem por Reims`a 45 minutos da capital francesa.
Claro que o objetivo desta viagem é visitar as principais produtoras de champagne, como a Pommery, Veuve Clicquot, Moet et Chandon, Mumm, Taittinger entre outras.
O horário de visitas acontecem na sua maioria de segunda à sábado sempre que se forma um grupo de pessoas suficiente para o passeio e o número de taças servidas depende do tipo de ticket que você comprar.
Vinhedos da região de Champagne:


Mas além das produtoras de champagne Reims também tem pelo menos duas grandes atrações como a Catedral de Notre Damme e o Palácio de Tau.Esta foto é da Catedral:


Visite-os portanto.

Para se hospedar, sugiro que fiquem no hotel Hostellerie La Briqueterie que é um 4 estrelas no coração da região de Champagne, muito bonitp e simpático e que faz parte da rede Relais & Chateaux, com diárias à partir de 190 euros.
Em frente ao Palácio de Justiça encontra-se o Café du Palais que serve boa comida a preço de bistrô.Lembrando de que depois de tantas taças de champagne é imprescindível que se coloque alguma coisa no estômago, não é mesmo?
Amanhã publicarei a continuação, saindo de Reims e seguindo para o Vale do Loire.

Nenhum comentário: