terça-feira, 4 de novembro de 2008

Um Dia Em Lisboa


Segundo dia em Lisboa, o tempo estava ótimo então resolvemos começar o dia pelo Castelo de São Jorge, que tem uma das mais belas vistas de Lisboa. Gosto de ir nesses lugares pois sempre rendem ótimas fotos para depois da viagem...

Então subimos até lá, tiramos mil fotinhos, curtimos a bela vista e depois fomos descendo ruma ao Alfama, o tradicional bairro português onde ainda se vê roupas nos varais externos e senhoras portuguesas vestidas de preto de um lado para o outro com suas compras no armazém da esquina.
Lembro que a primeira vez em que tentamos visitar Alfama estava muito quente, perto de 40 graus, não aguentamos e voltamos para o hotel. Que diferença então agora voltar ao bairro com a temperatura na casa dos 18 graus!!!
Então a dica é começar mesmo o dia pelo Castelo de São Jorge (vá de taxi para não se cansar somente com a subida, que é grande) e depois ir descendo pois toda a descida em torno já é Alfama como nos explicou uma senhora local que circulava por lá.
Paramos em outro miradouro, o Santa Luzia, também com uma linda vista para o Rio Tejo e aqueles azulejos maravilhosos que a gente não se cansa de admirar.
Mais em baixo, ruelas em paralelepípedo, ladeiras enormes com casarios antiguíssimos, muitas casas com a bandeira de Portugal bem à porta (acho este nacionalismo lindo, coisa que falta aqui, alguém no Brasil que você conheça põe bandeira na porta de casa que não seja em tempo de Copa do Mundo?)para não deixar dúvidas de que este pedaço de Lisboa é autêntico sim senhor. Inclusive ouvi em várias casas o som ligado com os moradores curtindo fado. Fado para eles não é coisa de turista não. É a maior expressão de cultura e alma portuguesa!
Descendo mais um pouquinho encontra-se a Catedral da Sé e logo mais o Chiado!

O Chiado é um bairro bem interessante para andar. Tem o famoso café À Brasileira, que era frequentado por poetas como Fernando Pessoa. Tem a embaixada brasileira. Tem um shopping, o Armazém do Chiado, com excelentes lojas como Sephora, Fnac, Zara e outras tantas elegantes. E tem as lojas mais descoladas da cidade! Encontrei lojas brazucas como a Colcci e a Osklen lá, a maioria na Rua Garret, que é a principal artéria comercial na zona. Além das brasileiras é lá que estão a Cartier, Hermès, Hugo Boss, Kiehl's, a portuguesa Ana Salazar, a Nespresso, a loja de porcelanas Vista Alegre,enfim, uma área cosmopolita cheia de gente descolada (vá num sábado, quando as ruas viram uma festa) que não faz feio em nenhum lugar bacana do planeta!
Ok, era hora do almoço... resolvemos ir num restaurante que havia ganho o prêmio de melhor português pela Revista Veja,o Galito.
Com apenas 40 lugares de diversos prêmios espalhados pelas paredes, esperava que lá eu fosse comer um bacalhau autêntico, mas a primeira surpresa desagradável foi que não haviam pratos de bacalhau na casa à não ser em sopas e açordas. Como assim?
As especialidades do Galito, que fica num bairro afastado, o Canide, na Rua das Fontes 18D, são as sopas e ensopados.
Ok, estávamos lá, o restaurante abarrotado de clientes locais (nenhum turista que eu tenha notado), vamos dar uma chance...

Gostamos de cara dos antepastos: muita variedade, salada de grão de bico com lascas de bacalhau, salada de favas, coelho, chouriço com azeitonas de elvas,folhados, muffins e frituras tipo um risoles que derretia na boca. Tudo incrivelmente gostoso!


Como prato principal, pedi a açorda de bacalhau. Esperava muito mais. Alguns pedaços de pão no fundo do prato, muito caldo de sopa e algumas postas de um bom bacalhau e só. Confesso que embora a qualidade do bacalhau ser boa, me decepcionei com o prato em si e jamais voltaria a pedir uma açorda em Portugal, tão mal impressionada fiquei!

Como sobremesa, pedi uma encharcada que é uma torta feita de ovos e amêndoas, bem molhadinha mesmo e bem encorpada. O nome encharcada tem tudo a ver e como sou louca por doce de gemas, adorei, embora aconselho dividir o doce por duas pessoas, para não enjoar...

De lá do Galito, fomos ao Parque das Nações ver o Oceanário. Gente, é programa para uma vez só na vida e pronto. Já tinha o feito antes e não precisava ter feito novamente. Tem um bom shopping, o Vasco da Gama, mas nada que justifique a visita pois shopping igual a esse tem em qualquer lugar...

Noite em Lisboa, a dica era conhecer as Docas de Santo Amaro e ficar por lá. Estava um frio danado, fomos e encontramos um lugar muito bonito, cheio de restaurantes com cara de simpáticos,porém vazios. O pessoal que ia chegando com cara de sou elegante porém careta, tipo patricinhas e mauricinhos. Ah, descobri que em Portugal, mauricinho é beto, engraçadinho, não? Logo ao lado, um Buddah Bar igualmente vazio. Não esperamos para ver o que acontecia e rumamos para o bairro alto.

Esta foto não é minha, peguei neste endereço aqui, mas traduz muito bem o agito do local.

Gente, vocês não tem idéia do que é aquilo à noite. Animação pura com gente descolada saindo pelo ladrão. Escolhemos um restaurante pela cara, jantamos uma boa comidinha e depois nos dirigimos até um barzinho indicado pela dona do lugar onde estávamos, o Caxuxa.
O Caxuxa funciona como a maioria doa bares no lugar: pequeno, com dj próprio, eficiente bar man e o povo lotando nas calçadas com seus copos de mojitos.
A dica do bairro alto é chegar e ir migrando de bar em bar. Gostou de alguma música? Entre, peça um drink, dance um pouco e depois vá ver qual é em outros bares similares no bairro.
E aqui termina a nossa noite em Lisboa por hoje.

Nenhum comentário: