quinta-feira, 10 de abril de 2008

Comer Rezar Amar


Bem, então vamos lá.Estou lendo um livro que está me consumindo, o sugestivo título é Comer Rezar Amar, de Elizabeth Gilbert(Ed. Objetiva). O livro conta a experiência desta mulher,jornalista e escritora na faixa dos 34 anos, que após sair de um divórcio traumático seguido de uma paixão que a deixou praticamente sem nenhuma reserva emocional,resolve largar tudo e partir em uma viagem de um ano primeiramente pela Itália, onde ela resolve se dar ao luxo de viver quatro meses sem nenhuma culpa comendo tudo o que havia pela frente e aprendendo a falar italiano;depois experimentar uma vida de reclusão e devoção na Índia onde ela conseguia meditar as vezes por quatro horas seguidas, para depois seguir para a Bali, onde tentaria encontrar o equilíbrio entre o mundo real e o espiritual.
Claro que a parte da Itália foi a mais divertida de ler, afinal que mulher não sonha em passar por uma experiência de gastronomia sem culpa? Eu pelo menos queria. Não sei o que é comer sem culpa há pelo menos 20 anos...E ainda cercada de gente bonita, alegre e charmosa como os italianos são.
Já a parte da Índia, confesso que me deu um trabalhão para ler.É que eu nunca entendi bem em que pode me ajudar o fato de passar 4, 5 horas inteiras sem fazer absolutamente nada só entoando algum mantra em sânscrito.Mas achei que devia ler, que ando muito afastada da espiritualidade e confesso a vocês, á houve um tempo em que fui bem mais espiritualizada do que agora, um tempo em que eu frequentava reuniões de estudo sobre o evangelho espírita e realmente VIVIA o espiritísmo em minha vida, dedicando-me a entender e aprender esta doutrina que até hoje tanto me toca!Acabei aprendendo muitas coisas novas com a parte da Índia, novas maneiras de olhar a vida e de encarar as inevitáveis decepções por qual a gente passa no cruzar do nosso caminho.Tive vários "insights"...
Agora estou na parte de Bali, e adorei uma passagem onde ela encontra uma brasileira morta de linda e uma amiga sua pergunta por que ela não poderia ser como a tal brasileira,uma vez que Elizabeth é daquelas americanas sem graça que se acha velha aos 34 anos e só veste jeans surrado e camiseta velha (que convenhamos é o tipo de roupa que só fica sexy em modelo fazendo foto para revista).Então a autora responde: " Impossível, ela é brasileira!" O que siginifica dizer que ela tem carisma,sabe se vestir com elegância, é alegre, esfuziante e tem um charme insistente, uma beleza que está lá nas 24 horas do dia mesmo que ela esteja numa missão na África.
Adorei né?

Nenhum comentário: