segunda-feira, 19 de maio de 2008

Oui, je parle français!


Tenho passado bastante tempo à procura de informações sobre Paris na internet. Explico: embora me considere meio "íntima" da cidade-luz, existem sempre lugares novos sendo abertos, novas críticas de bistrôs legais e passeios diferentes a se fazer. E como vou em julho, queria desta vez fazer uma Paris diferente dos lugares comuns que sempre visito, do tipo Tour Eiffel/Jardin du Luxembourg/Quartier Latin, embora sim-com certeza vou visitá-los novamente desta vez, afinal vou com a minha filha que ainda não conhece.
Enfim, estava num desses blogs de brasileiros que moram em Paris(descobri dois absolutamente incríveis, superúteis e deliciosos de ler)quando lí sobre as gafes de um dos autores ao chegar em Paris quando ainda não dominava o idioma.E imediatamente me lembrei de minhas próprias gafes.Vou contar:
Estava eu passeando em Montmartre com uma turma de amigos quando bateu aquela vontade de comer fondue!Estava frio e aquela misturinha de queijos derretendo-se em cima de pedacinhos de pão nos parecia perfeito!Foi aí que eu dei de cara com uma casa onde havia uma placa pendurada com a seguinte informação:" Maison fondée en 1836!" Já adivinharam né? Eu gritei na hora:-Achei gente, olha aquela placa alí dizendo que naquela casa tem fondue desde 1836!
Para quem ainda não sacou, fondée quer dizer fundada, a casa tinha sido fundada em 1836 e nada tinha a ver com o famoso prato!Infelizmente para mim, meus amigos todos sacaram e a risada foi geral...
Com o passar das visitas, meu francês foi melhorando e eu, meio auto-didata, me esforçava o máximo para deixar o inglês em casa e me comunicar na língua nativa deles.Mas a cada vez que eu tentava dar algum endereço para um daqueles taxistas mal-educados, acabava sempre tendo depois que escrever tudo num papelzinho pois eles teimavam em não entender nada do que eu dizia.
Depois que eu finalmente entrei num curso de françês, onde estou até hoje e com um razoável sucesso em meu aprendizado-devo dizer-hoje vejo que eu era quem teimava em querer falar uma língua antes de ter qualquer lição sobre ela, e ainda me ofender quando os pobres taxistas não me entendiam, ora por favor!
Ah, os sites dos quais eu falei são estes:
Conexão Paris e Paris Na Linha

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá.
Vim te dizer que o Conexão Paris mudou de endereço:
www.conexaoparis.com.br
Abraços
Maria Lina