quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Rota dos Vinhos:De Reims ao Vale do Loire de Carro

Ok, saimos de Reims com destino à Tours, que é a capital da região do Vale do Loire. A primeira coisa que você precisa saber é que existe um site, o da Michelin,que dá a rota completa de todas as distâncias de carro entre viagens pela Europa. É muito simples, você digita a cidade de partida e a de chegada e o site simplesmente te passa o mapa bem explicadinho de como chegar lá.Então de Reims até Tours teremos umas três horas de viagem, a maioria por auto estrada ou autoroutes,e posso dizer a vocês por experiência própria que as auto-estradas européias são excelentes e muitíssimo bem sinalizadas!
Chegando ao Vale do Loire, a pedida é ir visitar os três maiores castelos da região, Chambord, Chenonceau e Cheverny. Gosto especialmente de Chenonceu,


o castelo que foi moradia de muitas rainhas da França, incluindo a famosa Rainha Margot.
Recomendo que fiquem hospedados ao menos por uma noite no Vale, pois acho que vale a pena (com o perdão do trocadilho) também visitar a cidade de Tours,

o castelo de Amboise e sua linda cidadezinha medieval


e os jardins de Villandry:


Para quem é apreciador, outra dica é fazer degustação de vinhos nas adegas de Vouvray, Borgueil, Montlouis e Chinon.

Uma vez dormindo no Vale do Loire, que tal ficar num autêntico castelo?
Sugiro o Chateau D'Artigny, com diária à partir de 190 euros e que pertenceu ao famoso perfumista François Coty, este aqui da foto:


Viagem de sonhos esta, não?
Amanhã, de Tours para Aquitaine,a região de Bordeaux.

Um comentário:

Antonio Da Vida disse...

Chenonceau é o mais lindo... o castelo das damas como é conhecido, dado de presente a Diane de Poitiers pelo então rei e amante Henri II (20 anos mais novo!), e tomado de volta pela viúva e megera Catarina di Medici, após a morte do marido. Briga de marido e mulher, nem a realeza escapa.