quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Passeio de Um Dia Perto de Lisboa


Eu, na Boca do Inferno, curtindo a imensidão do mar azul...
Estando em Lisboa, uma excelente dica é fazer um passeio clássico por lá, que engloba as cidades de Sintra e Cascais, a praia do Guincho, a Boca do Inferno que é uma encosta rochosa onde as ondas batem com água azul cristalina e o Cabo da Roca, que é o ponto da Europa mais perto das Américas. Este passeio tem duração de um dia e a maioria dos hotéis oferecem excursões para os mesmos. Já fiz este passeio por duas vezes e das duas contratei um motorista de taxi que achei bem melhor.Não paga-se mais caro por isso e você pode parar onde quiser por quanto tempo quiser, almoçar onde bem entender sem ter que parar num desses pega-turistas onde excursões costumam levar os turistas mais desavisados. Aliás, digo já aqui que quase não andei de metrô em Lisboa, pois o trânsito não é pesado, os carros dos taxistas são confortáveis e eles mesmo são simpaticíssimos, além de não ser tão caro como em outras cidades européias. Como eu estava em quatro, fazia mais sentido ir de taxi e dividir a conta do que cada um pagar por um ticket de metrô...
Então converse com os motoristas até achar alguém com quem simpatize, pergunte sobre o trajeto, o número de horas e combine o preço antes.
Mas vamos ao que interessa:
Começamos o passeio pelo Palácio de Queluz,no caminho para Sintra, que era a residência da familia real.

Muito bonito e tradicional, com salas de espelhos,de almoço, quartos rebuscadamente decorados e jardins dignos de estarem em Versailles
Seguimos para Sintra, seguindo direto de carro dá umas duas horas de viagem.

Sintra é um pequeno vilarejo suuuuper antigo, repleto de lindas quintas, lojinhas de artesanato e de toalhas de linho e ainda conta com o Palácio da Pena nos seus arredores. Quem não conhece ainda o Palácio da Pena deve ir sem dúvida para lá pois as fotos saem pra lá de maravilhosas, o lugar é lindo de morrer, é onde a familia real passava suas férias.
Como eu já o conhecia, decidi explorar melhor a cidadezinha propriamente dita, comer o famosíssimo travesseiro de Sintra, que é um doce folhado na forma do objeto que lhe dá o nome, recheado de um creminho de ovos e coberto por açúcar de confeiteiro. É de comer rezando e o melhor, come-se direto na Fábrica que se chama A Periquita e é bem fácil de encontrar.
Uma vez de barriga cheia, fomos conhecer eu e meu marido a Quinta da Regaleira, que é uma casa aberta à visitação pública que mais parece um castelo e era a residência do maior colecionador da obra de Luis de Camões. Recomendo a visita, mas é preciso ter um pouco de fôlego para fazer a subida a pé como fizemos antes de descobrir que na saída de Sintra passaríamos por lá de qualquer maneira, só que de carro. Dãããããã
Saindo de Sintra, fomos direto no Cabo da Roca, que é simplesmente um ponto geográfico com uma rocha indicando sua posição no mundo, o visual é bonito sim, pare para tirar fotos e siga a viagem.
Depois disso vem a minha parte favorita em qualquer viagem: comer!
A Praia do Guincho é perfeita para isso pois conta com excelentes restaurantes à beira mar ou nos altos das falésias e são excelentes em frutos do mar.
Fomos no conhecido Porto de Santa Maria, detentor de uma estrela no guia Michelin.

Comi lá o melhor bacalhau da viagem, grelhado, alto, com muuuuito azeite, alho torrado por cima e batatas ao murro.

Seguimos o passeio até a Boca do Inferno, o ponto do qual falei acima, muito lindo e repleto de turistas. Quem disse que só no Brasil é que tem praia bonita?

E então chegamos até Cascais

que é uma espécie de Saint Tropez portuguesa com lojas e restaurantes de luxo, bares, uma orla badalada, palmeiras nas ruas e toda uma atmosfera chic que faz você pensar que nasceu para esta vida...Pelo menos eu. Ah, não saia de Cascais sem provar o melhor sorvete de Portugal, que é o que se vende na sorveteria Santini. Provei o de morango e ainda não comi nada igual,embora tenham me dito que o de milho verde é ainda melhor! Sei não...

Serviço:
Restaurante Porto Santa MariaEstr. do Guincho
2750-642 CASCAIS
Lisboa - Cascais

Gelados Santini Cascais - Cascais
Avenida Valbom 28-F, Cascais
2750-508 CASCAIS

Um comentário:

echeck casino disse...

It is simply excellent idea