sábado, 1 de novembro de 2008

Alma e cozinha lusitanas


Eu, na minha super querida Lisboa!!!!
Ahhhh, a alma lisboeta...
Chegando em Lisboa pegamos um taxista-fadista que veio declamando poesias e chorando o tempo todo. E depois cantou! Fado! E eu pensando que só mesmo em Lisboa pra pegar um taxista poeta e cantor de fado, com cd gravado inclusive!
Chegamos no hotel, troca de roupa básica e rumamos para dar uma geral por ali por perto.Nosso hotel embora velhinho era muito bem localizado e ficava a poucos metros da Avenida Liberdade, a Champs Elysées de Lisboa! A Avenida Liberdade é uma avenida bem larga com um jardim pelo meio. Difícil ficar atravessando a rua toda hora para olhar todas as marcas como fizemos na Passeig de Grácia em Barcelona, melhor começar por um lado e voltar pelo outro. Novamente encontramos as marcas mais tradicionais de alta-costura tipo Louis Vuitton, Dior, Gucci, Chanel, etc...Seguimos reto na avenida sempre descendo até dar na Praça do Comércio passando antes pela baixa, Rua Augusta e o tradicional café À Brasileira.
Este começo de passeio foi só para dar um gostinho para nossos amigos que ainda não conheciam a capital de Portugal.
Já falei aqui eu aaaaaamo Lisboa, pra mim é um reencontro, me sinto totalmente em casa, sei onde ficam as coisas, sou capaz de guiar meus amigos como se estivesse flanando no Leblon do Rio.
Depois, Lisboa é uma poesia em cidade, um deslumbramento para mim que adoro a literatura portuguesa, os azulejos, os enormes casarios e a comida. Ah, a comida!
Falando em comida, neste dia de chegada já tínhamos reserva no Eleven, o mais conceituado restaurante de Lisboa em comida conteporânea, ganhador de vários prêmios e com estrela no guia Michelin!
Chegamos no restaurante que fica no alto do Parque Eduardo VII com uma vista de tirar o fôlego, o restaurante mesmo é todo envidraçado, decorado de maneira clean e sóbria.
E aí começa o que para mim foi o melhor jantar da viagem!

O detalhe da mesa, duas encantadoras tulipas, minhas flores preferidas anunciando que a noite prometia...


O primeiro amuse buche: folhadinhos,mini muffins e almeijoas em porções one bite
O segundo amuse bouche:uma tira de magret de pato com saladinha de manga e verdes, delicioso!


A entrada: uma terrine de fois gras impecavelmente executada, maravilhosa!


Como prato principal voltei ao magret de pato, desta vez acompanhado e levíssimos folhados, outra vez uma delícia.


Um sorbet de limão mais um mini muffin, para limpar o paladar.


A melhor sobremesa de my entire life: um enorme macarron de caramelo acompanhado de sorvete de avelãs e delicadas raspas de chocolate. Gente, vocês simplesmente não fazem idéia do que foi comer isso, tipo morri e fui pro céu!


O café que não pode faltar...


E os delicados petit fours: tuilles de avelãs, marrons, trufas de pistache e um docinho de ovos que lembrava o nosso quindim.


Na saída notei esta escultura que pendia do teto, feita toda de talheres meio que dourados retorcidos, simplesmente genial!

E finalmente fui para o hotel dormir tendo a certeza de ter passado agora sim por uma experiência gastronômica européia diga de nota 10!

Amanhã tem mais de Lisboa...

2 comentários:

Antonio Da Vida disse...

Nossa, que jantar maravilhoso hein! Pena que eu perdi... só de ver as fotos deu água na boca!
XXX

Claudia Pimenta disse...

oi julia! amo lisboa e barcelona - duas cidades do coração! belo passeio, hein? bjs!!!