sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Amelie e Montmartre


Uma jovem que veio do subúrbio se muda para a cidade de Paris, onde após devolver um objeto encontrado ao seu antigo dono resolve ajudar as pessoas que a cercam através de pequenos gestos. Dirigido por Jean-Pierre Jeunet , o filme O Fabuloso Destino de Amelie Poulain recebeu 5 indicações para o oscar, e fez ressurgir o cinema francês para o mundo. O papel principal coube a Audrey Tautou, que depois deste filme, alcançou fama mundial. Recentemente ela interpretou a mocinha do filme O Código Da Vinci.
Mais do que um filme de sucesso, o Fabuloso Destino de Amelie Poulain mexeu com os franceses, pois a partir do filme, eles começaram a dar mais valor para as alegrias simples da vida. O francês com seu jeito carrancudo e sempre apressado se sentiu tocado a desacelerar um pouco sua vida para experimentar sensações simples como atirar pedrinhas ao rio, engraxar seus próprios sapatos ou cultivar algum hobbie como pintar, por exemplo...
Também é um filme sutil, elegante e de poucas palavras, o que resume muito o típico humor francês.
Por conta de tudo isso, este blockbuster francês tem legiões de adoradores no mundo todo.
Em Montmartre, onde a estória é passada, se você é um dos fãs do filme, pode ir visitar o Café Deux Molins (15, Rue Lepic), onde Audrey Tautou filmou várias de suas cenas como a tímida e sonhadora garçonete Amelie. Não é lá muito visitado por parisienses, é verdade, mas você vai poder experimentar pratos típicos da culinária francesa, como escalopes de vitela e pratos com fois gras. Se não, um bom hamburguer acompanhado de um chablis também pode ser a pedida!




Se você é realmente fã do filme, vai gostar de saber que o mercado do sr Colignon, onde Amelie faz suas compras também está lá, na Rue des Trois Frères, n 56.


E que a estação de metrô onde Amelie descobre o seu grande amor é a Lamarck-Caulaincourt e também está lá, igualzinho ao filme.

Por fim, passeie por volta da Basilica de Montmartre e procure algum sinal das setas azuis ("Siga as setas azuis"). Será que você vai encontrá-las? Minha filha Gabriella . encontrou e ficou feliz da vida.Digam lá, ela não é a minha cara?


Mais uma dica legal de Montmartre: no primeiro fim de semana de outubro, o quartier celebra séculos de produção de vinho, com uma grande festa chamada Fètes des Vendages de Montmartre. Serão três dias de muita música, dança e paradas com direito à degustações de vinhos da região e o melhor, tudo de graça!!!! Não percam pois este evento é um dos únicos que realmente atraem os franceses de todas as regiões do país para este bairro. Caso vocês não saibam os parisienses detestam a Basílica de Sacre Couer de Montmartre, justamente uma das igrejas preferidas por turistas do mundo todo.É que a construção sai do estilo tradicional francês, ela é bizantina e tudo o que "destoa" da arquitetura clássica francesa não é lá muito bem visto pelos próprios...
Esta aí sou eu, sorridente, com a Basilique du Sacre Couer atrás:

Problema deles não? A gente aqui continua adorando a Basílica.

P.S: Gabi, este post é dedicado à você que é tão fã do filme (ou mais até) quanto eu. Andamos muuuuuito procurando o Deux Moulins para você tirar suas fotos, lembra?Beijos da mamãe.

Um comentário:

Antonio Da Vida disse...

Que legal que a Gabi achou as setas azuis... ah pena que eu dei furo nesse dia, culpa do meu celular, mas tudo bem, Lisboa nos aguarda, he he
XXX/A