segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Está Difícil Conseguir Vaga No El Bulli?

Imagino que esteja sim, já que no El Bulli, considerado pelo terceiro ano consecutivo pelas melhores revistas especializadas como o melhor restaurante do mundo, a espera para conseguir uma mesa chega a ser de mais de dois anos. E vamos combinar, se eu não sei o que vou estar fazendo nem na semana que vem, que dirá daqui há dois anos...
Já que é assim, por quê não tentar conhecer outros restaurantes na Espanha com cozinha inventiva, todos mais ou menos na mesma linha do famoso restaurante do chef Ferrán Adriá?
Exemplos? Vamos lá:
Na cidade de San Sebastian, localizada no país basco espanhol, existe uma das maiores concentrações de restaurantes estrelas Michelin do mundo. E lá que fica o Mugaritz (Aldura Aldea, 20, Errenteria; 34-943-52-24-55;) www.mugaritz.com), duas estrelas no guia Michelin.


O chef, Andoni Luis Aduriz, que foi aprendiz no El Bulli de Ferrán Adriá tem um menu que conta com 11 pratos para degustação (112 euros, ou US$ 175 com o euro valendo US$ 1,48, bebidas não incluídas), é conhecido por dissecar sabores com precisão matemática.Foi também considerado pelo mais temido critico gastronômico de Nova Iorque, Arthur Lubow, como o chef mais harmonioso do mundo!Delícias extravagantes como carne de siri com gelatina e nitrogênio líquido podem ser encontradas aqui. Detalhe, um dos pratos deste restaurante leva uma erva exótica que deixa a boca formigando. Segredo de chef? Nada disso, trata-se de jambú, a erva paraense mais conhecida. Aduriz experimentou esta delícia em Belém do Pará, no recém extinto restaurante Lá Em Casa, à convite do chef paraense Paulo Martins, o maior embaixador da culinária brasileira e paraense no mundo, para quem ainda não sabe. Minhas homenagens eternas ao grande Paulo Martins, já comi muito das suas panelas e perdi a conta de quantos turistas levei no Lá Em Casa para que fizessem o mesmo...Em tempo, o Mugaritz foi considerado pela revista britânica Restaurant (aquela que publica anualmente a lista dos 50 melhores restaurantes do mundo) como o quarto melhor restaurante do planeta!
O Arzac (Avenida Alcalde José Elosegui, 273; 34-943-27-84-65; www.arzak.es), uma instituição três estrelas Michelin) é outra maravilha, do chef Juan Mari Arzak, mentor de Ferrán Adriá, que comanda a cozinha deste restaurante há mais de três décadas.


Um recente cardápio com 12 pratos de degustação (130 euros) incluía uma maravilhosa maçã escaldada com iogurte de foie gras e frutas vermelhas mergulhada em nitrogênio líquido, seguida por uma suculenta pata de lagosta polvilhada com azeite de oliva em pó e banhada em um caldo de vermute e cebola.Que tal?
Outra novidade é a casa recém aberta do chef Carles Abellan, com bagagem de 7 anos de El Bulli, o restaurante chama-se Commerç 24 e fica em Barcelona. Sua especialidade é o Kinder Ovo, uma espécie de ovo mole com espuma de batatas e trufas.


Logo na entrada um enorme balcão repleto de copos, garrafas e velas coloridas recebem a clientela animada e bonita que chega. Barcelona é no verão meio como o Rio de Janeiro, as pessoas se vestem como se estivessem sempre saído da praia, numa despretensão linda e chic. Já no inverno é como no resto da Europa...
O salão principal do lugar é surpreendente, com pé direito alto, fotografias enormes nas paredes e um belíssimo lustre feito com pratos de bateria que confere ao espaço uma iluminação diferente.O menu festival que é como se chama o menu degustação daqui custa 68 euros por pessoa e dá direito a uma combinação de 10 pratos, entre novidades high tech como a versão do típico melão com presunto (onde o melão vem na forma de uma bolha e explode ao ser mordido, espalhando um suco gelado na boca. Já o presunto, vem crocante, coberto com uma crostinha caramelizada) e alcachofras com bacalhau (em forma de espuma cremosa como condiz à um chef catalão discípulo de Ferrán Adriá). Aliás, nos restaurantes modernos espanhóis o que você mais vai ver é espuma disso e daquilo mais... A diferença é que eles sabem como fazer! O endereço do restaurante? Bairro do Born, Calle Commerc, número 24, é claro (fone 93 319 21 02).
Melhor reservar logo enquanto é tempo, pois daqui a pouco serão estes a terem também listas de espera intermináveis por uma mesinha...

Nenhum comentário: