quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Viajando Com Crianças Para a Europa


A leitora Ana vai à Lisboa pela primeira vez com a filha de três anos e me pediu que lhe tirasse algumas dúvidas quanto ao que é necessário para que não haja problemas na imigração quando as duas lá chegarem.
Bem, os europeus estão acostumados a viajar com seus filhos, pois lá a maioria não tem mesmo com quem deixar. Quem viaja com crianças, porém, precisa ter uma atenção mais cuidadosa a respeito de certos detalhes.
De maneira geral é preciso ter em mãos passaportes válidos (para os pais e as crianças)por um mínimo de 6 meses. É preciso apresentar passagens de ida e volta de todas as pessoas que estão na viagem, bem como voucher do hotel em que se hospedarão por todos os dias de duração da viagem. Quem for ficar em casa de amigos, saiba que os mesmos terão de lhe enviar uma carta convite registrada em cartório onde se responsabilizarão por suas estadias. E tem de levar um mínimo de 60 euros por dia de viagem, por pessoa. Assim sendo, se duas pessoas (mãe e filha para usar o exemplo da simpática leitora)viajam a Portugal por 20 dias, precisam levar consigo um montante igual ou superior à 2.400 euros.
Alguns países, como a França, exigem seguro saúde obrigatório. Portugal não exige pois tem um acordo com o governo brasileiro.
Outros, exigem também que se tenha em mãos o comprovante de vacina de febre amarela. Eu sempre renovo a minha vacina, ela está disponível em qualquer posto de saúde e é válida por 10 anos. Mas só começa a valer depois de 10 dias então não adianta nada resolver tomar a vacina na véspera da viagem.
Outro ponto importante é que se a criança vai viajar para o exterior na companhia de apenas um pai ou uma mãe, este precisa apresentar uma autorização judicial na hora do embarque. O pai que não viaja tem de escrever num papel mais ou menos assim: Eu, fulano de tal, portador da carteira de identidade número tal tal, cpf, tal tal, residente em tal lugar, autorizo que meu filho (nome da criança completo), viaje na companhia da mãe (ou pai, nome completo, portador da carteira de indentidade número tal, cpf tal, residente a ...) para todos os países que integram a União Européia. Registre em cartório e depois vá à um juizado da infância e do adolescente para que seja registrado lá.
Outra coisa importante: a maioria das companhias aéreas dispõe de alimentação própria para crianças e até brinquedos para entretenimento. Mas é preciso avisar com uma antecedência de no mínimo 72 horas. Aproveite para tirar suas dúvidas do tipo a companhia fornecerá leite? Posso levar o leita pronto? e coisas do gênero...
Uma viagem ao exterior pode ser uma experiência maravilhosa para crianças, pois abre os horizontes, ensina sobre diferenças e novas culturas. Mas é preciso todo o cuidado para não expô-las demais ao cansaço e outros incômodos quando ainda são muito pequenas. Os europeus não tem a mesma tolerância que os brasileiros tem com suas crianças. Existem vários restaurantes onde crianças não são bem vindas, principalmente nos mais tradicionais. Com certa razão, creio eu. Imagine jantar num Tour D'Argeant que é uma experiência única, pagar caro por isso e passar a noite toda sendo incomodado por crianças brincando e saltitando de um lado para o outro. Ou pior: chorando?
Também existem hotéis em que crianças são proibidas. Isso mesmo!
Por isso é bom checar se o hotel recebe bem os pequeninos, se tem estrutura, por exemplo, para aquecer uma mamadeira à noite ou uma sopinha...
Em compensação pertinho de Paris existe a Eurodisney, diversão garantida para a garotada.
Bom seria também não viajar para lugares que estarão muito frios ou muito quentes, tentar ir a cidades que terão uma temperatura o mais parecida possível com a que as crianças já estão acostumadas para que não sintam tanto.
O segredo é informação. Informem-se para que possam curtir a valer cada minuto da viagem com seus pequeninos.

Nenhum comentário: