segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Ladurée


De todas as patisseries encontradas em Paris, talvez a mais emblemática seja a ultra fina Ladurée. Fundada em 1862 por Louis-Ernest Ladurée,inicialmente na Rue Royale (onde permanece até hoje além de outros vários endereços espalhados pela capital parisiense), a Ladurée recebeu sua famosa decoração rococó (anjos gorduchos vestidos com tons pastéis flutuam no teto de afrescos que completam o desing clássico dos salões combinando cortinas de veludo, tapeçarias, lustres de cristal e muito dourado)do design Jules Chèret, mas só em 1930 alcançou a fama mundial, quando o neto do proprietário, Pierre Desfontaines, teve a criativa idéia de fazer um biscoito duplo de massa levíssima de amêndoas com recheio de ganache. Nasciam aí os famosos macarrons, símbolos incontestáveis da patisserie francesa:

Entre numa Ladurée e você terá a impressão de estar comendo num anexo do palácio de Versalhes.
Desfontaines foi também o inventor da idéia das Casas de Chá, que logo fizeram um enorme sucesso entre a mulherada, haja visto que à elas não era permitido a entrada nos cafés da cidade. Por conta disso, damas da mais alta classe parisiense alí se encontravam para provar das delícias e bavarder un peau (fofocar um pouco).
Até hoje a Ladurée reina absoluta como a mais respeitada patisserie francesa, tanto é que foi a única patisserie a dar consultoria no filme Maria Antonieta da badalada diretora Sofia Copola. Mais que isso, a própria Sofia certa vez declarou que se inspirou nas vitrines de macarrons em cores pastéis da Ladurée para indicar como queria que fossem feito os figurinos para o filme!


Além de maisons em cidades como Genebra, Tokyo, Lausanne e Londres, você também encontra em Paris nestes endereços a seguir:
Pâtisserie Ladurée - Endereços:
-16 rue Royale 75008 (a mais antiga de todas)
- 75 av. Champs Elysées 75008
- 21 rue Bonaparte 75006
e no Printemps do boulevard Hassmann
Lembrem-se que ir a Paris e não comer macarrons é o mesmo que ir em Roma e não ver o Papa. E sinceramente, tendo que escolher entre os dois eu ainda fico com os macarrons em Paris...

Nenhum comentário: