quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Como Evitar Calos Nos Pés Em Viagens

Meu pé é muito sensível. Muuuuuito! Todas as vezes que experimento um sapato novo e saio por aí, é calo na certa e calo, meus amigos, é um inimigo poderoso que muitas vezes estraga uma viagem. Como evitar que se formem?
Se você for viajar no inverno, provavelmente não sofrerá com calos, pois sapatos fechados que podem ser usados com meias são os que menos costumam machucar nossos pés. Na hora de comprar, procure escolher um do tipo botinha, que seja bem flexível e que passe um pouco da altura do tornozelo, que é o lugar que mais costuma se machucar. Dê preferência aos modelos forrados com pele de animal (calma, a pele pode ser sintética, não vamos sair matando os bichinhos por conta disso) que além de protegerem do frio ainda evitam o contato do couro direto com a nossa pele.

Para um look mais sofisticado, aposte nas botas estilo montaria de cano alto, que conferem um estilo fashion e ao mesmo tempo proporcionam conforto em longas caminhadas. Sempre sem salto, claro. Botas de salto alto só são permtidas para a noite. Tenho um par destas e ando o dia todo com elas sem problemas...

Um bom par de tênis também ajuda, se bem que se for a Paris verá que os franceses detestam usar tênis, acham que é sapato só para a prática de esportes e francamente eu também acho...
Se vai no verão, aí é mais difícil achar modelos que não provoquem calos. No verão o calor faz com que a gente prefira sandálias, o problema é que muitas machucam por melhor que seja a marca. Como fazer para escolher a sandália certa? A resposta é simples: vá testando suas sandálias algum tempo antes de sua viagem. Escolha uma que ache confortável e calce-a para fazer pequenas caminhadas. Eu passei a ir para o meu curso, três quadras distante da minha casa, a pé, testando as sandálias. Cada semana usava uma. Assim, facilmente descobri quais poderia levar e quais só servem para quando a gente vai usar o carro.
Comprei e usei este modelo gladiador sem saltos da Arezzo a viagem toda e foi utilíssima, pois as tiras praticamente não encostam na pele, muito confortável:

As sapatilhas também podem ser uma boa, mas meu conselho é o mesmo, usem antes para testar se não provocarão calos. As modelo Chanel, que tem uma abertura atrás, são as mais confortáveis. Mas se você se apaixonar por modelos todos fechados, tem um truquezinho que pode ajudar. Nas lojas especializadas em concerto de sapatos, como a Sapataria do Futuro, você encontra protetores de silicone ou de borracha que se "colam" pelo lado de dentro do sapato, na altura do tornozelo, evitando o atrito do couro com a pele. Comprei vários e saí colando em todos os meus sapatos fechados e agora não sei mais viver sem isso. Muito útil mesmo!
Por fim, se for à França, existe um tipo de curativo (ou pensedant em francês) chamado de ampoules que são próprios para calos. A diferença deles para os curativos daqui é que além de eles se fixarem por 3 dias inteiros (pode molhar, andar o dia todo, etc...) já vem com um remedinho dentro que vai curando a ferida na pele. Tem de diferentes formatos para cada dedo do pé além do calcanhar. Comprei da marca Compeed e amei!

Da mesma marca também achei este produto que parece uma cola, mas é um anti-calos, você passa na parte do pé que mais costuma machucar e previne que as bolhas se formem ali.

E lembrem-se: nada de escarpins com salto alto para caminhar, nem de sapato que nunca tenha sido usado antes.
Boa viagem, esperamos que sem calos nem bolhas...

Nenhum comentário: