sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Dez Delícias Que Valem a Pena Provar Numa Viagem à Europa

1- Se for em Lisboa não perca por nada no mundo os pastéis de Belém, na Fábrica de Pastéis de Belém. A massa é levíssima e o recheio é divino.Esta é a fachada da Fábrica:


2- Em Madri , o cochinillo do Bodim, restaurante mais antigo do mundo, um porquinho de leite inteiro que de tão macio dispensa o uso de facas é tão imperdível quanto os churros com chocolate quente que se encontra em diversos points espalhados pela cidade.
3- Em Bruxelas você verá chocolates espalhados por toda a cidade, mas ande um pouquinho mais até o Bairro do Sablon, a zona chic da cidade e experimente as incríveis e deliciosas criações do chef chocolatier Pierre Marcolini. Já falei aqui de sua loja, super clean e sofisticada parecendo mais uma joalheria. Normal, já que seus chocolates são mesmo verdadeiras jóias.
4- Provei o melhor risoto da minha vida certa vez em Verona, na Itália, num restaurante chamado Capitan Della Cittadella. Era um simples risotto alla parmeggiana, mas a diferença é que ele era preparado bem na frente de nossa mesa , dentro de uma enorme forma de queijo parmesão, o chef ia conversando conosco enquanto mexia o risoto arrancando lascas do queijo e incorporando ao prato. Simplesmente inesquecível.
5- Se for à Suíça, não deixe de comer fondues e raclettes. Todas as cidades suíças possuem restaurantes que servem estas especialidades a base de queijo. A raclette é muito parecida com o fondue, só que ao invés de levar o cubinhos de pão ao queijo derretido e fumegante, se leva o próprio queijo para derreter no fogo. Este queijo depois escorrega em cima de pedaços de pão ou de fatiazinhas de batatas. Mais uma desculpa deliciosa para comermos mais queijo!
6- Ir a Barcelona e não provar os famosos tapas é o mesmo que ir à Roma e não ver o Papa. Ihhh, eu fui à Roma e não vi o Papa....Mas com certeza comi os tapas de Barcelona: pães com tomate e azeite, calamares, presunto pata negra e outras delícias fazem parte destes tira-gostos de dar água na boca em qualquer mortal. Experimente os tapas do Tapa Tapa, o primeiro tapa bar da Passeig de Gracia, a rua mais chic de Barcelona. Depois dele, muitos outros se instalaram mas o Tapa Tapa continua sendo referência.
7- Aqui é mais para beber do que para comer. Se estiverem em Munique, não deixem de visitar a Hofbräuhaus, mais antiga cervejaria do mundo (fundada em 1589) e provavelmente a mais animada.


Muita música, garçonetes vestidas de roupas típicas da Bavária segurando em cada mão até cinco canecas de cerveja de um litro cada e um ótimo local para provar as salsichas alemãs, como a salcicha branca (wisewurts) que são de vitela e vem acompanhadas com sauerkraute e salada de batatas.
8- A melhor Pizzaria do mundo fica Em Nápoles, certo? Errado, a melhor pizzaria do mundo fica em Llívia, região da Girona, na Espanha, próximo à Barcelona. Chama-se Pizzeria Taller e pertence ao chef espanhol Fabián Martín, considerado o Ferrán Adriá das pizzas. Suas criações variam entre uma simples margherita coberta com folhas de ouro comestível até as mais sofisticadas como pizza com trufas brancas do piemonte e de fois gras. Prepare-se para desembolsar cerda de 40 euros por pizza.
9- Em Paris, fica difícil de sugerir o que não se deve perder, pois tudo é fantástico, afinal trata-se da capital mundial da gastronomia, mas uma das minhas gourmandises preferidas são os macarrons do Ladurée, que serviram de inspiração para que a diretora Sofia Coppola fizesse seu filme Maria Antonieta.


Os macarrons são como finos biscoitos feitos de amêndoas, parecendo suspiros e são recheados de chocolate, frutas vermelhas, pistache ou café. Para comer um atrás do outro e querer mais. Existem várias Ladurées espalhadas por Paris, inclusive uma na Champs Elysées bem fácil de achar mas a minha preferida é a da Rue Royale.
10- Ainda em Paris, outras gostosuras que não perco é o croque mounsieur do Fouquet’s (já escrevi sobre ele, leia aqui), o chocolate africano do Angelina Café e todas as variações possíveis de fois gras que eu for capaz de encontrar em qualquer restaurante ou café da cidade-luz!




Serviço:
Única Fábrica de Pastéis de Belém
n 84 a 92
1300-085 Lisboa Portugal

Capitan Della Citadella:
Piazza Cittadella, 7/A
37122 Verona (VR), Italy
+39 045 595157

Tapa Tapa:
Passeig de Gràcia, 44
Barcelona, Spain 08007
+34 93 4883369

Hofbräuhaus:
Platzl 9, München - +49 89 221676

Pizzeria-Talle:

Calle Frederic Bernades 7, Llívia, Girona, España. Tel- +34 972 14 62 19

Ladurée
Ladurée Royale
16, rue Royale - 75008 Paris
Tél : 01 42 60 21 79 - Fax : 01 49 27 01 95

Nenhum comentário: