sábado, 23 de agosto de 2008

Informações Sobre Como Viajar Com Animais Para o Exterior


As viagens de avião podem ser uma grande preocupação para pessoas que tem de viajar para o exterior com seus animais de estimação. Contudo, pode se tornar um pouco mais fácil se os donos dos animais tomarem com antecedência as providências necessárias.
Em primeiro lugar é preciso saber que as normas internacionais estabelecidas requerem que o animal tenha pelo menos 8 semanas e esteja desmamado há 5 dias no mínimo. Certificado de saúde e de vacina anti raiva atualizados também são exigidos.
É preciso também conseguir o CZI (Certificado Zoosanitário Internacional)que deve ser expedido pelo ministério de Agricultura gratuitamente nos postos dos aeroportos. Para conseguir, agende uma consulta com os médicos dos postos do ministério de agricultura dos aeroportos internacionais e vá munido dos documentos já listados acima, além de informações básicas como nome, raça, pedigree (se houver), nome do proprietário, etc... O certificado sanitário é válido por 3 dias e o CZI por 8 dias.
Depois, é preciso contatar com muita antecedência a empresa aérea para verificar os regulamentos, serviços prestados, etc... O melhor é fazer um vôo direto para minimizar o desconforto do seu animal.
Chegue no aeroporto cedo, exercite seu bichinho e nunca o leve somente preso por coleiras na escada rolante.
É preciso comprar um daqueles pequenos casulos que são chamados de transportadoras, que é onde o animal ficará preso durante o vôo. Uma boa transportadora deverá ter espaço para que o animal possa se sentar, deitar e rolar. Literalmente falando.
Deve ser resistente e ter fundo impermeável, além de coberto com material absorvente.
Deve permitir a circulação de ar e deve ter inscrito "ANIMAIS VIVOS" com a seta indicando a posição correta além do seu nome, telefone e endereço em caso de extravio.
A transportadora, que facilmente é encontrada na maioria dos pet shops deve ser comprada com antecedência suficiente para que o animal se acostume com ela, a fim de evitar maior desconforto e sofrimento.
Por fim, ao chegar no destino, vá imediatamente buscar seu amiguinho.
Se você pensa em comprar um animal de estimação e é uma pessoa que gosta de viajar bastante, pense muito antes de tomar uma decisão, pois ainda que tomem todas as providências na hora do embarque, nem sempre é fácil viajar com animais. É preciso, por exemplo, encontrar um hotel que aceite estes pequenos hóspedes. O mesmo cuidado cabe aos restaurantes. É preciso saber que no exterior talvez não se ache facilmente o mesmo tipo de ração e que todo animal doméstico é acostumado com uma rotina impossível de se manter quando se está viajando.
Uma vez viajei para ficar hospedada na casa de uma tia enquanto ela estava na minha cidade e ficava na minha casa. Fizemos uma troca de casas e me comprometi de cuidar do cãozinho dela. Durante o tempo em que minha tia ficou viajando o cãozinho não se mexia, não comia e eu realmente fiquei com medo de que morresse tanta era a saudade que ele sentia de minha tia, que obviamente teve de interromper a viagem para evitar que algo pior acontecesse.
Tudo isso tem de ser levado em conta. Não adianta nada colocar o seu bichinho num daqueles hotéis para animais se ele está acostumado a só passear,comer e brincar com você por perto. É sempre bom que ele tenha contato frequente com mais alguém que possa te substituir no caso de uma viagem onde não possa levá-lo.
Esta é a razão pela qual, embora goste muito de animais, não tenha um animalzinho de estimação.

ATENÇÃO: Veja Normas e Procedimentos para comunidade Européia exceto Reino Unido Normas e procedimentos necessários para emissão de documentação de embarque para pequenos animais com destino a países da Comunidade Européia excepto Reino Unido*

”Regulamento (CE) 998/2203 do Parlamento Europeu e do Conselho de 26 de maio de 2003, faz-se necessárias as seguintes exigências para o envio de animais para a Comunidade Européia:

1) Microchip padrão internacional - I.S.O. 11784 / 11785;
2) Teste sorológico para Raiva em Laboratório credenciado pela Comunidade Européia;
3) Cumprimento de quarentena residencial por período de 90 dias após realização do teste sorológico (contados a partir da data emitida no laudo), para emissão da documentação de permissão de embarque e desembarque.

Condições para realização do teste sorológico para raiva:

1) Animal deve estar vacinado, em período superior a 30 dias e inferior a 11 meses da data de vacinação;
2) Jejum alimentar de 6 a 8 horas;
3) Apresentar cópia da carteira de vacinação com dados do veterinário e das vacinas utilizadas em condições legíveis;
4) No dia agendado para a realização do teste trazer a carteira de vacinação original.

Dados necessários a serem apresentados para realização do exame:

1) Do proprietário:
·Nome completo
·Endereço no Brasil e/ou exterior - para possível reemissão de 2a via do laudo
·Telefones para contato

2) Do animal:
·Nome
·Espécie (canino/felino)
·Raça
·Data de Nascimento
·Cor da pelagem

3) Da vacina utilizada:
·Nome
·Fabricante
·Data de aplicação no animal
·Número do lote (Ex: 003/04)
·Data de fabricação
·Data de validade

De posse do laudo e após a quarentena de 90 dias, o proprietário/responsável pelo(s) animal(s), poderá solicitar o CZI conforme acima.

Para informações mais detalhadas, consulte o site Saúde dos Animais.


Até e bom final de semana.

Nenhum comentário: