sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Meu Dia No Museu do Louvre



Na primeira vez em que visitei o Musée du Louvre, há mais de dez anos atrás, só queria ver duas obras:a Monalisa e a Vênus de Millo.Me lembro que percorri corredores sem fim atrás destas duas obras, sem nem prestar muita atenção para o resto.Até que me ví dentro de uma parte que continha antiguidades egípcias como múmias e outros artefatos e fiquei encantada!Mas os meus museus preferidos em Paris sempre foram o D'Orsay e o do Rodin.
Há dois anos atrás, voltei a visitar o Louvre, para mostrar para uma amiga que nunca tinha ido e de novo foi aquela correria atrás da Monalisa e da Vênus. Encarei o desafio e lá fui eu de novo.
Este ano foi o ano em que escolhi levar a minha filha pela primeira vez em Paris e claro que eu sabia que ia ter de encarar o sr Louvre novamente. Mas pensei em deixar ela lá dentro enquanto eu poderia dar umas voltinhas pelas galerias ou ir tomar um chocolate quente africano no Angelina, bem pertinho, na Rue de Rivoli.Acabou que não tive coragem de não acompanhar a Gabi e quando me ví, lá estava eu diante do guichê comprando 3 entradas e respondendo à um vendedor que tentando ser simpático me dirigia um Olla, que non, jo non hablo espanõl!É a minha sina estar na Europa e ser confundida com argentina ou chilena, sempre tentam falar em espanhol comigo e eu sempre respondo non comprendo mesmo que esteja entendendo tudo.
Então, pela terceira vez na vida, começamos a Caça à Monalisa, que por sinal mudou de lugar desde a última vez, está agora numa sala enorme e moderna com uma paredona só para ela.Não entendo o motivo de tanta atração por um quadro pequeno e sem graça quando à meu ver existem tantos outros mais bonitos e grandiosos no mesmo museu, mas ela é ela e quem sou eu para desmerecer Da Vinci, então foi com ela que tirei uma foto da minha filha que a observava admirada pela primeira vez.Foto tirada era hora de sair do museu, certo? Errado, minha filha queria ver o Código de Hamurabi, a primeira lei escrita no mundo.E este eu não tinha idéia onde ficava.
Começamos a percorrer os corredores e assim fomos nos detendo a outras obras e salões que eu nunca tinha entrado então comecei a pensar que o Louvre é realmente fantástico para quem quer conhecer outras coisas além das obras mais famosas, exemplo disso são os aposentos de Napoleão III, uma verdadeira maravilha que eu adorei conhecer.

Esta era a mesinha de jantar de Napoleão III:

Que tal?

E depois de termos passado pelos três pavilhões do Louvre, enfim achamos o tal código, que para quem não sabe é de onde vem o provérbio " Olho por olho, dente por dente". A lei está escrita numa espécie de estátua egípcia e diz coisas como " se o proprietário da mulher a pegar deitada com outro ele terá o direito de matá-la e ao amante e se permitir que o amante sobreviva o mesmo terá que servir ao rei pelo resto de sua vida.Radicais estes egípcios heim?

E no final deste passeio que para minha surpresa adorei, umas duas horas e meia depois, nos sentamos no Café Marli com vista para as pirâmides e lá nos deliciamos com champagne e um bom croque monsieur, para contemplar o céu azul, o ir e vir das milhares de pessoas e dizer à nós mesmas: La vie est belle!!!!!

Nenhum comentário: