sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Dicas Descoladas de Paris

Ontem postei sobre o que fazer em Paris por um período de quatro dias para uma amiga que vai pela primeira vez. Hoje, postarei para a outra amiga, a Ló, aquela que já foi, vai novamente e não necessariamente passará de novo pelos mesmos pontos turísticos. Ló é a amiga que está atrás de novidades em Paris.
Já que não preciso falar de pontos turísticos, vou começar falando da programação cultural do ano em Paris: A exposição Picasso et les Maitres. Três museus, sendo o Grand Palais, o Louvre e o D'Orsay vão estar expondo obras deste artista no período de outubro a dezembro de 2008. Anote na agenda.
Restaurantes:
O chef do momento sem dúvida é o Joel Robuchon. Já falei dele num outro post, mas resumindo, Joel fez muito sucesso nas décadas de 80 e 90 e assim sem mais nem menos resolveu parar tudo e sair de cena num período sabático.
Há alguns anos atrás, porém, voltou com tudo, quando criou o L'Atelier:


Um restaurante moderno que no lugar de tradicionais mesas tem um enorme balcão onde as pessoas vão sentando umas do lado da outra e provando as criações de Joel que oferece um enorme menu degustation. Sucesso absoluto de público e crítica e que já conta com filiais em New York e Tokyo.
Como Robuchon aspirava ser contemplado com estrelas do guia Michelin, ele criou o La Table, que tem o mesmíssimo cardápio porém num ambiente mais formal, com atendimento diferenciado e claro, como o nome sugere, com mesas no lugar do moderno balcão. O resultado? Duas estrelas no guia Michelin.
Outro grande hit é o Kong (foto), o badaladinho asiático com toques franceses que fica em cima da loja do Kenzo e tem décor de Phillipe Starck. Este restaurante tem dois andares, o primeiro é mais um lounge para bebidinhas , o segundo é para jantar e é lindo de morrer. O teto é todo de vidro e fala sério, jantar num ambiente suuuper descolado, lindo, cheio de gente bonita e vendo o céu de Paris faz você esquecer que a comida propriamente dita não é assim das mais mais. Esse restaurante já caiu no gosto dos brasileiros mais antenados, sempre tem brazuca por lá...


Outro que eu amei foi o Terrace du Palais Royal, bem em frente aos jardins do Palais Royal, lugar chique e classudo sem turistas tirando fotos de tudo e pelo menos no dia em que eu fui, sem brasileiros, acho que os nossos conterrâneos ainda não descobriram este restaurante que tem o melhor risoto de Paris.Clique aqui para ler o post onde descrevo melhor este restaurante.
Já o Market, do Nova Iorquino/Francês, Jean-Georges Vongerichten (dono também do Mercer Kitchen e de alguns outros top restaurantes em Nova York), é espetacular. A localização é ótima, na15, avenue Matignon, a alguns passos da Champs Elisees. A decoração é imbativel, do talentoso Christian Liagre.De uma simples pizza ao fois gras brulée, tudo é divino e bem cuidado. Tudo bem que a pizza em questão é de queijo fontina e trufas negras...De quebra, todos os jetsetters do mundo fashion e do show business dão pinta aqui!

Compras:
Enquanto toda a turistada do mundo parte para as Galleries Lafayette, os franceses chics compram mesmo é no Le Bon Marché, a loja de departamentos realmente chic de Paris.

O Fauchon é imperdível para quem adora trazer na bagagem aqueles patés, azeites de trufas, fois gras em conservas e demais gourmandises.
Tão bom quanto é o Hediard, bem em frente ao Fauchon e que conta com um restaurante na parte de cima muito frequentado por executivos e mulheres elegantes parisienses na hora do almoço. Funciona mais ou menos assim, o Fauchon é para os turistas e o Hediard é para os franceses!Sei lá porque mas é bem assim.Já estive no restaurante certa vez, estava lotado mas sempre calmo e realmente não ví nenhum brasileiro o que em Paris é raro...



A Colette é a loja mais hype de Paris e é conhecida mundialmente por ser descobridora de novos talentos. Daqui desta loja muitos estilistas do mundo todo tiram suas inspirações, assim como eles sabem que ter algo vendido na Colette é garantia de sucesso! Para comprar o que vai ser tendência e o que todo mundo vai usar na próxima estação.

Endereços:Colette, 213 rue Saint Honoré 75001 Paris

Fauchon:24,26,30 Place de la Madeleine

Hediard:21 Place de la Madeleine

La Table de Joël Robuchon 16 Ave Bugeaud 75116

Kong:1, Rue du Pont Neuf, 75001 Paris

Le Bon Marché Rive Gauche 24, rue de Sèvres 75007 Paris

Nenhum comentário: