segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Paris, caso de amor!


Hoje estou encerrando esta série de posts sobre Paris. Claro, estarei sempre postando sobre dicas e tudo o que possa se referir à cidade-luz, pois como já deu para notar, é minha cidade preferida e meu principal destino de férias.
Esta viagem foi especial para mim pois levei a minha filha mais velha, que não conhecia nada ainda da Europa. E é sempre um sonho mostrar para um filho algo que você ama com o seu próprio olhar sobre a cidade! Em um dado momento, precisamente quando adentramos a praça onde está o Louvre e suas pirâmides de cristal, minha filha me disse? -"Mãe, agora eu entendo o seu amor por Paris!"
É mesmo. Eu amo Paris! Amo a cidade como se dela jamais tivesse saído. Como se fosse a minha cidade, a cidade onde me sinto segura, onde posso ser eu mesma, onde posso desfrutar de tantos momentos de reflexão sozinha comigo mesma, pois lá, estar sozinha é bem diferente de ser solitária e as vezes as ruas de Paris parecem mesmo dizer:"Tire um tempo para você mesma, passeie por nós sozinha e você vai descobrir coisas sobre si que ainda nem desconfia..."
Lá, também, aos poucos, venho construindo uma história com o meu irmão. O irmão que saiu daqui de perto há tantos anos e jamais voltou. O irmão que hoje é holandês naturalizado, que reclama que ninguém o entende mas que me intende como ninguém mais.Quase todas as vezes em que visitei Paris, meu irmão esteve lá. E foram muitas conversas pelos cafés de tantos bairros...Conversas sobre o quanto é linda esta cidade, sobre as novidades da estação, sobre livros, sobre o mundo, sobre a vida e sobre nós mesmos. Engraçado: quanto mais pude conhecer Paris, mais pude conhecer meu irmão. E ao sentir falta hoje da cidade, sinto ainda mais falta dele!
Paris também foi e sempre será a cidade dos apaixonados, portanto estar nela sempre me faz lembrar meu marido, que já percorreu comigo tantas ruas, tantos caminhos, em tantos jardins de lá. Meu marido que também é um apaixonado por Paris, a quem eu amo tanto e que faz cada viagem se tornar melhor só porque ele está lá comigo!
Quer uma dica sobre Paris? Se você é daquelas pessoas que pretende visitá-la mais de uma vez, conheça sim tudo o que puder, mas fique sempre no mesmo bairro.Olha, conhecer bem o seu bairro, saber onde fica a melhor padaria, o melhor café, uma livraria gostosa,uma loja de conveniências bacana, isso não tem preço! E se você ficar cada vez num lugar jamais vai se familiarizar com nada. Paris é uma imensidão, impossível saber andar em toda a cidade, mas escolha um bairro para ficar sempre e você terá o prazer de quando voltar, saber que se virar na rua tal vai sair naquela avenida, que no final desta ruazinha simpática tem uns macarrons maravilhosos e que bem alí tem uma loja de chocolates que é uma verdadeira loucura!
Já falei para vocês que a Torre Eiffel estava azul? Por isso a foto do tópico. Vai ficar assim até final de agosto e a razão é que a França agora é presidente da União Européia, então o presidente Nicolas Sarkozy resolveu homenagear a bandeira da U.E iluminando a torre com suas cores. Linda, não é mesmo? Imaginem que depois de um jantar maravilhoso no La Table (leiam depois o post que fiz onde falo do meu jantar no La Table) fomos até a torre esperar ela ascender. Explico: iluminada ela sempre fica à noite, mas de hora em hora ela ascende milhares de micro-lâmpadas que piscam por 10 minutos e é um verdadeiro show! Então chegamos ao Trocadero faltando pouco para a meia noite e descobrimos música ao vivo numa noite estrelada, tudo isso com a torre piscando para nós. Sem dúvida um grande momento! Esta foto que estampa o post de hoje eu mesma tirei, foi nesta noite maravilhosa e inesquecível.
Paris é Paris gente! Até...

2 comentários:

Antonio Da Vida disse...

oh minha irmã...
Paris é uma festa, mas a convidada principal pra mim é sempre você!
XXX/A

Anônimo disse...

Julia...começo a me arrepender de não ter combinado essa viajem juntas...é que foi de repente, o maridão fez surpresa e fiquei sabendo em cima da hora já com tudo arranjado, um mês antes de viajar, vamos pela Omvesa,bjs e estou adorando seu blog!