terça-feira, 5 de agosto de 2008

Passeio em Bruxelas

Meu irmão AC mora e trabalha em Bruxelas, uma linda cidade de um dos menores países da Europa, a Bélgica.
Uma das coisas boas de visitar o meu irmão em Bruxelas é que devido á curta distância entre Paris e a mesma (cerca de 1:30 de trem)é possível ir e voltar num mesmo dia.
Bruxelas tem muito a se ver.Sua arquitetura mistura prédios franceses com outros bem ao estilo holandês, é lá que fica a sede da União Européia, os melhores chocolates do mundo como a Godiva e a Neuhaus e a especialíssima chocolaterie de Pierre Marcolini que para mim é o melhor chocolatier do mundo!Sua loja toda preta mais parece uma joalheria e uma vez que tenha-se escolhido entre tantas perdições o que irá levar, paga-se em uma sala separada para que ninguém mais tenha acesso ao que você está gastando...Muito chique isso não é mesmo? Pierre Marcolini conta hoje com duas lojas-boutique em Bruxelas, uma em Paris, uma em Nova Iorque e agora acaba de abrir mais uma em Tokyo. Dêem só uma olhada no visual clean e sofisticado da loja:


Acabei levando para casa os chocolates da nova coleção de verão (sim, ele muda de coleção como fazem os grandes fashion designers)que lembram um sushi e tem recheio de fina ganache de chocolate com licor de laranjeira que ao mesmo tempo que é suave deixa a boca com uma sensação perfumada deliciosa.Para comer de uma só vez e de preferência resfriado, como se fosse um bom vinho.

Além dos chocolates que por si só já valem a visita, Bruxelas conta ainda com a que na minha opnião é uma das três mais belas praças do mundo: a Grand Place!
Veja alguns angulos diferentes da mesma praça:



Outro bairro interessante a visitar é o do Sablon, com suas lojas chiques (Louis Vuitton, Prada, Chanel, estão todas lá na Avenue Louise), seus lindos jardins e elegantes cafés.
Como Bruxelas tem sido a sede da União Européia, a população hoje é feita de jovens de várias partes do mundo então vê-se hoje uma mentalidade cosmopolita e moderna, além de muito hospitaleira com turistas.
Os melhores restaurantes ficam longe do centro, mas pelos arredores do Fishmarket você pode experimentar as especialidades belgas como os mexilhões com fritas. Evite porém os que ficam na Grand Place pois além de caros, são pega-turista mesmo.Se bem que vai ser difícil resistir à pelo menos uma cervejinha (já que lá também tem as melhores cervejas do mundo) na praça se o dia estiver ensolarado! Ah, quer saber? Se joga. Vai pagar um pouquinho mais caro, mas você está em Bruxelas e não no bar do seu amigo Juquinha não é verdade?
E definitivamente não perca seu tempo indo atrás do Meneken Pis, como mandam todos os guias. É uma estatuetazinha muito da sem graça com um monte de gente em volta tirando fotos. Você é um(a) turista descolado(a) e não vai cair nessa...
Mas o melhor de Bruxelas para mim, vai ser sempre o meu irmão. Este ainda não é o post que dedicarei a você C,mas com certeza ao escrever agora você esteve em meus pensamentos o tempo inteiro, pois para mim Bruxelas é parte de você.Muito obrigada por ter sido meu guia nesta cidade linda, onde pretendo voltar muitas vezes.

Godiva e Neuhaus você encontra na Grand Place além de um monte de endereços espalhados pela cidade.
Pierre Marcolini:Avenue Louise, 75M e Avenue de Hinnisdael, 14

Um comentário:

Antonio Da Vida disse...

:-)
Nao precisa agradecer, sua presença é pra mim como um presente de Deus! Nem os chocolates da Pierre Marcolini chegam perto... ;-)
XXX