quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Por Dentro do La Tour D'Argent


De todos os melhores restaurantes do mundo, acredito que o mais famoso ainda seja o La Tour D'Argent, apesar da fama que hoje o El Buli na Espanha, tem.
Sempre tive a curiosidade de conhecer o La Tour, mas acabava por preferir outros que achava que seriam menos "turísticos". O jeitão formalíssimo também era outra característica que me afastava um pouco do lugar.
Mas eis que há algum tempo viajei para Paris na companhia de meu pai e ele me pediu que eu reservasse uma mesa em algum restaurante muito especial, que eu soubesse que ele iria gostar. Pensei então que era a hora perfeita para conhecer o Tour d'Argent.
Um pouco da história do lugar:
O La Tour d’Argent é o restaurante mais antigo de Paris e um dos mais antigos do mundo. Fundado em 1584 o restaurante já teve como clientes reis e as mais famosas personalidades do mundo. Além de ter uma das maiores adegas do mundo com mais de 500 mil rótulos, o restaurante já chegou a possuir 3 estrelas no guia Michelin por 51 anos.
Quando foi inaugurado, entre o Sena e o Convento dos Bernardinos, vizinho à Notre dame e no coração da velha Paris, o La Tour D'Argent era exclusivamente reservado à nobres e à mais alta aristocracia parisiense.Foi construido com pedras de Champagne que davam reflexos prateados, daí o nome. Ainda hoje se pode encontrar os aparadores de madeira esculpida, o assoalho aplicado com boiserie, as paredes decoradas. Pratos e copos de estanho.À direita da lareira, as mesas do Rei que era um cliente assíduo.
Desde esta época o “LA TOUR D’ARGENT” é sinônimo da mais alta culinária francesa com suas receitas exclusivas, seu lendário pato numerado, seu serviço impecável, sua fantástica adega e seu carisma inabalável.
De lá para cá, o restaurante perdeu duas de suas estrelas, mantendo apenas uma. Pouca coisa? Claro que não e foi isso o que me fez ter certeza de que eu não estava reservando uma mesa em um restaurante "pega-turistas". Nenhum "pega-turista" no mundo pode possuir alguma estrela do guia Michelin. Tem que ser bom! Mais que isso, tem que ser excelente tanto no ambiente como no serviço e na gastronomia! Basta botar a cabeça para funcionar e lembrar que em toda a América do Sul não existe um único restaurante contemplado com estrelas do guia Michelin.
Voltando ao jantar, cheguei lá acompanhada de meu pai e meu irmão um pouquinho antes da hora que estava marcada a nossa reserva. Fomos recebidos por um senhor muito bem trajado, de luvas e tudo o mais, e fomos levados até uma sala no andar de baixo, para que esperássemos até que a nossa mesa ficasse pronta. Sentamos e logo veio um garçon nos trazer uma bandejinha de prata repleta de canapés, todos diferentes e deliciosos. Da minha poltrona olho para trás na parede e me deparo com o autógrafo de ninguém menos que Salvador Dali.
Na hora exata de nossa reserva fomos conduzidos até o charmoso elevador que nos conduziria ao andar de cima. Nas paredes que antecediam o elevador, outras dezenas de fotos e autógrafos emoldurados, entre eles de pessoas como o Imperador do Japão, a Rainha Elisabeth, o ator inglês Anthony Hopkins, Sean Connery (eterno James Bond), Picasso e muitos outros de igual importância.
Chegamos lá em cima e nos dirigimos à nossa mesa, com todos os talheres e copos a que temos direito e posicionada bem em frente à enorme janela de vidro bem de frente para o Sena e para a Notre Dame.

Tudo muito rococó, muito luxuoso, mas muito muito lindo! Que vista magnífica! A noite prometia.
Chegam os cardápios e o meu vem sem preço, claro, uma mulher não deveria se preocupar com preços dos pratos, isso fica para os cavalheiros. Chegam mais alguns canapés. Meu pai pede o vinho (a carta parecia uma bíblia de tão grande e pesada mas claro que o sommelier abre na página certa e ajuda na escolha, sempre mostrando opções que ainda que caras, cabem no bolso-ainda bem que o bolso em questão não era o meu.) E logo depois, chega uma pequena entradinha, o amuse buche, muito comum nos melhores restaurantes que é como uma entradinha que é oferecida como um mimo ao cliente. Pedimos nossos pratos, que pena, ninguém pediu o famoso Caneton, que é o pato ao molho pardo que é finalizado e trinchado no salão em frente ao cliente e que tem cada um a sua numeração. Quem pede este prato sai com um tipo de certificado conferindo a numeração deste pato que já tem mais de 100 anos de casa.
Chegam às entradas,a minha, quenelles André Terrail ( o nome do antigo proprietário e pai do atual Claude Terrail) recheados com queijo de cabra, simplesmente delicioso:

Logo depois da entrada, chega um sorbet de limão. Para limpar os paladares para que possamos passar para o próximo prato. O meu foi um cordeiro de leite, igualmente delicioso.
Finalmente a hora da sobremesa: profiteroles recheados com mousse de pistache sobre calda quente de chocolate???? Manda!
E quando achava que já tinha comido tudo de bom que há nesta terra, eis que chega o café acompanhado destes petit-fours:

Ai, nem precisava...Mas já que veio quem sou eu para recusar?
Para quem quer conferir esta maravilha que encanta gerações há mais de 400 anos, duas boas notícias e uma nem tanto. Primeiro as boas: ano passado o proprietário gastou milhões de euros para reformar e modernizar a cozinha. Será que teremos mais estrelas de agora em diante? A outra é que existe um menu dejeuner, bem mais em conta, ao preço de 70 euros por pessoa, sem bebida, claro, mas com o mesmo número de pratos incluídos, uns 6, pela minha conta contando com os canapés de entrada e o amuse bouche. A notícia que não agrada tanto é que eu fui depois de um tempo neste restaurante para almoçar e conferi este cardápio,claro, o bolso em questão desta vez era o meu, realmente tudo continuou divino, mas o restaurante perde muito pela manhã em beleza. Sem dúvida ele à meia luz, com velas iluminando, o brilho das pratarias e cristais e Paris toda iluminada à noite fazem muita diferença. Keep in mind: Paletó e gravata para homens e vestido para mulheres. Reservas são necessárias.
Serviço:
La Tour D'Argent
15 quai de la Tournelle, The Quartier Latin, Paris
Phone: 01-43-54-23-31

Um comentário:

Moda de rua belém disse...

Julia,

Primeiro gostaríamos de agradecer a sua visita, e que bom que você gostou do blog, tentamos melhorar a cada post e é sempre muito legal recebermos comentários como o seu :)

Eu, Mariana, visitei seu blog e preciso dizer que adorei! principalmente os posts sobre Paris, é um grande sonho meu conhecer essa cidade, e os seus textos só me deixaram com mais vontade de realizá-lo logo hahahha parabéns pelo blog! continuarei visitando sempre!

Abraços,

Mariana Melo e Renata Franco, Moda de Rua Belém